quinta-feira, 23 de setembro de 2010

SERIE: BONANZA


 Como tudo Começou:
 No dia 12 de setembro de 1959, (este mês se completa exatamente 49 anos) no canal NBC da tv americana, estreava uma série que mudaria completamente o conceito das anteriores e do aspecto da televisão.
Hoss, Adam, Ben e Little Joe
 As inovações começaram pelo fato de ser o primeiro seriado de faroeste exibido a cores, ou seja, o comércio da tv colorida aumentou drasticamente. No ano se passavam diversas séries do mesmo estilo, tal como, de estilos diferentes (levando em conta que o forte da tv americana sempre foi de exibir seriados a maior parte do tempo). Mas o que impressionou os telespectadores americanos, foi a trama da história, David Dortort, o criador da série e recentemente falecido neste mês (05/09/2010), pensou em um drama familiar, um pai viuvo e três filhos de mulheres diferentes.
 Os americanos fascinados pela família tradicional, tiveram a principio um choque, pois pelo enredo comentado nas notícias, dava-se a entender que era algo completamente fora do padrão familiar, mas depois que começou a passar Bonanza na tv, se veio a grande surpresa, que foi o fato dos quatro personagens, mesmo cada um de uma mãe, e um pai viúvo formarem uma sólida e padronizada família.

 HISTORIA:

 Conta a Saga da família Cartwright, começada pelo patriarca, Ben Cartwright. que com muita luta constrói um "império" ,uma grande parte de terras situada no estado de Nevada, nada mais nada menos nomeada de Ponderosa, ou melhor o famoso "Rancho Ponderosa". Lá vivem Ben Cartwright e seus três filhos: Adam, Hoss e Little Joe. Fora as centenas de funcionários que trabalham na fazenda, mas tem um em especial que cozinha para a família que é Hop Sing.

Little Joe, Hoss, Ben e Adam
 PERSONAGENS:


 Ben Cartwright (Lorne Greene)



 Um pai, respeitado, por todos da cidade vizinha do rancho, Virginia City. Casou-se três vezes, no primeiro casamento teve Adam Cartwright. Nesta época ele passa por momentos difíceis, sua mulher morreu e levou o sonho de fazer fortuna e conseguiu. Logo após teve Eric Cartwright, com outra esposa, e por fim com outra esposa teve Joseph Cartwright. Ben é uma pessoa sábia, um grande chefe de família, que lidera os três filhos com valores. Um cavalheiro e honesto homem.Sempre com seu cavalo bege.







Adam Cartwright (Pernell Roberts)




 Como filho mais, velho, ele é o cabeça da turma, é o que esta com seus livros, e que leva mais a sério as diversas situações que eles enfrentam, fiel escudeiro do pai. E como primogênito, leva a imagem de segundo em comando, colocando seus conceitos e valores acima de tudo, Quase sempre de preto, mostrando sua autoridade. Adam seria a parte racional de Ben.








Eric Cartwright (Dan Blocker)



  Mais conhecido como Hoss (alguem alegre), é um sujeito "bonachão", gordo, engraçado, emotivo. E que se envolve pelas causas de todo mundo que aparece, tanto que muitas vezes é feito de bobo da história.
Muito sensível, e sempre com seu chapeu longo e alto na cabeça. Hoss seria a parte emocional ( o coração) de Ben.







Joseph Cartwright (Michael Landon)



 Conhecido como Little Joe, o caçula, o aventureiro, o destemido e descobridor, como uma criança na família, ele é quem agita a casa com toda sua mocidade e  irreverência, se metendo na maior com problemas relacionado as paqueras.
Sempre com seu fiel cavalo malhado. Little Joe seria a parte desbravadora de Ben.







Hop Sing
 Hop Sing (Victor Sen Yung)

  Chinês, mordomo da casa, e um cozinheiro de mão cheia, atrapalhado,
meio desligado aos problemas em sua volta, e as vezes curiosamente
apareciam seus parentes chineses, muitas vezes trazendo mais
problemas ou então, para ajudar, quando se tratava de algum
caso chinês.


 TRAMAS:

  As histórias, se passavam ou no próprio rancho, ou em Virginia City, ou então em outras regiões que os  Cartwright´s viajavam. O criador e produtor David Dortort mantinha o padrão de agregar valores morais a cada episódio, em dramas da vida, e as vezes intercalava episódios cômicos, que na maioria das vezes se passavam com Hoss. Fora os romances que se passavam em alguns episódios envolvendo os quatro protagonistas.
 Em 1965 na sexta temporada de Bonanza, o ator Pernell Roberts (Adam) deixa a série. Considerado nos bastidores da série como o "encrenqueiro de Ponderosa", ele consegue se desprender do contrato e por fim deixar a série, algo que ele já queria ter feito antes, pois sempre achava algum defeito ou no seu personagem ou nas histórias, que tomava parte. Com a saída de Adam, o trio Ben, Joe e Hoss, ficaram ainda mais unificados, e outros personagens entraram no elenco:
Ben e seu novo filho Jamie Hunter

      Candy (David Canary) Foi introduzido como capataz de Ponderosa, que permaneceu ate a décima segunda temporada. Com sua saída os Cartwright´s adotaram Jamie Hunter (Mitch Vogel), um órfão alegre e cheio de vitalidade, atraindo um público mais jovem ao seriado.


       Jamie deu uma nova cara a família, Ben fez tal como com seus
filhos biológicos, agregando valores e ensinamentos de amor, gratidão e compaixão. Como descrevi cada um de seus filhos, sendo Adam (cabeça), Hoss (Coração) e Little Joe (Juventude), seu novo filho veio como A Esperança, que nunca se apagou, mas se reacendeu com a vinda do garoto.



O FIM:

 Mesmo com a saída de Adam a audiência da série não caiu, continuou perdurando por anos, só começou a preocupar por meados da década de 70, ate que o coração que Bonanza nos deixou, Dan Blocker (Hoss) Morreu repentinamente no dia 13 de maio de 1972, vítima de insuficiência respiratória e ataque cardíaco, aos 43 anos de idade, justamente no intervalo entre as temporadas 13 e 14.
 A morte de Blocker foi como um golpe de misericórdia, parecia que algo fora retirado da alma do seriado. A audiência continuava a despencar e em janeiro de 1973, foi finalmente cancelada. Bonanza teve 14 temporadas, 431 episódios e é até hoje considerado a segunda maior série de teve no gênero faroeste, perdendo somente para o seriado Gunsmoke, com 635 episódios em 20 temporadas.

ABERTURA: 

 

Curiosidades:

-No Brasil, o seriado começou a ser apresentado em 1963, aos sábados, às 20:55 hs, na extinta TV Tupi, onde se firmou como um dos seriados de maior sucesso da época.
-Foram feitos os seguintes filmes baseados em Bonanza: Bonanza: The Next Generation (1988), Bonanza: The Return (1993) e Bonanza: Under Attack (1995). Em 2001 foi feita a prequela Ponderosa, dirigida por Kevin James Dobson e filmada na Austrália. Nenhum dos filmes tiveram a participação dos protagonistas, telefilmes considerados obsoletos.
-Victor Sen Young  morreu pobre e sozinho aos 65 anos, devido a um vazamento de gás do fogão de seu apartamento alugado.
-Aqui no Brasil foi dublado pelo estudio de grande relevância AIC/SP.
-Michael, Lorne e Dan eram grandes amigos dentro e fora da série, chegando ate a investirem em negócios juntos.   
-O Ator Pernell Roberts durante a série ja usava uma peruquinha, pois já era calvo. 
-A inesquecível música de abertura da série composta por Jay Livington e Ray Evan, fazendo assim a abertura da série, ficar na memória dos anais da tv.


LEGADO:

 A série Bonanza continua viva até hoje, cada vez mais agregando novos fãs, e atingindo ainda produtos com a sua marca, uma série como essa viverá por muitos anos, pois esta colocada na prateleira da memória cult de todos os tempos.


18 comentários:

  1. Prezado confrade Eric!
    Quando eu era pequenino não perdia nenhum episódio desta eletrizante série!
    Infelizmente os atores que personificavam a inesquecível família Cartwright deixaram de existir.
    A TCM nos brinda com a reprise da série "Bonanza"!
    Caloroso abraço! Saudações Bonanzaianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  2. Prof João Paulo é
    com grande alegria, que vejo
    que tenha gostado deste artigo.
    Realmente Bonanza é uma série que
    dificilmente fugirá da memória de quem viveu
    aquela época de ouro da TV.
    O Canal TCM, nos brinda com a série,
    mas infelizmente, eles a repetem constantemente,
    não conseguindo passar todas as temporadas,
    Mas vale a pena matar a saudade
    de Ponderosa!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Assisti poucos episódios de Bonanza, mais pelo pouco que vi pude perceber o quanto é bonito.
    E pelo que li no blog deu mais vontade de assistir e continuar seguindo.
    Você esta de parabéns, pois escreve muito bem de forma em que as pessoas se interessem cada vez mais.
    O blog esta muito bonito, com videos, fotos e etc...
    Realmente superou minhas expectativas.
    Parabéns

    Beijos
    Lua Prince

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post. Completo e interessante. E parabéns pelo blog. É simplesmemente sensacional!

    ResponderExcluir
  5. Lua e Igor,
    é com grande satisfação
    que os recebo, e espero que continuem seguindo
    o blog, e eu continue atendendo as
    expectativas

    abraços

    ResponderExcluir
  6. Nossa, bom encontrar fãs aqui e que artigo maravilhoso. É um seriado que me marcou muito e até hoje assisto as reprises na TCM.
    Saudações Bonanzaianas para todos!
    Silvia

    ResponderExcluir
  7. Bonanza é uma de minhas primeiras paixões no mundo das séries. Assistia desde a tenra infância no início dos anos 1960. Minhas lembranças mais remotas remontam à 1962, 1963, com a TV Preto e Branco e a falta de qualidade peculiar às transmissões daquela época. Mas isso pouco importa, pois a saga da família Cartwright enfrentando percalços, suplantava qualquer dificuldade. Adoro as primeiras temporadas principalmente, mas com a saída de Pernell Roberts, admito que foi perdendo fôlego, apesar da sobrevida bem longa. A ideia de um latifundiário bom caráter e humanista (Ben Cartwrigt - Lorne Greene ) , sempre disposto a ajudar pessoas humildes (Quantas vezes dôou pedaços da Ponderosa à esmo para estranhos...)parece utópica , mas quem liga para verossimilhança num show de TV ? Grandes personagens que povoam a minha imaginação há quase 50 anos (Estou me referindo ao meu caso em particular), inclusive o exótico e confuso Hop Sing . Como quase toda criança, meu personagem predileto era o "Hoss", um brutamontes cheio de humanidade e bom coração, mas que não hesitava em descer o braço quando se fazia necessário. Destaque também para um elenco numeroso de atores convidados notáveis, seja do mundo da TV ou do Cinema e entre eles, diversas beldades.
    Infelizmente o canal TCM não está passando a série na íntegra. Tem se limitado às três primeiras temporadas e feito repetições sem fim. Ficamos no aguardo de uma exibição de todos os capítulos, e na ordem correta. Saudosistas, colecionadoes e novos fãs , agradeceriam...

    ResponderExcluir
  8. fui levada em um tunel do tenpo e fiquei perdida no espaço das lenbranças maravilhosas que esse seriado me traz.
    muitas vezes, quando criança, eu quiz morar em PONDEROSA com aquela familia do bem. BONANZA senpre será um marco para mim de um tenpo, bom que ñ volta mais agradeço de coração com lagrimas o que vc me fez reviver ! que DEUS te abençoe poderosamente.

    ResponderExcluir
  9. Sou fã de Bonanza desde que me lembro por gente, gostaria muito de comprar os dvd's completos do seriado, se alguém puder me ajudar eu agradeço muito.
    contato: elisabeth_paz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Elogiar Bonanza é redundante. Gostaria de saber se existe possibilidade de se adquirir a íntegra de todos os episódios?

    ResponderExcluir
  11. Será que ainda hoje ( 2013 ) existe o tal rancho ponderosa?Alguém sabe dizer.Um abraço a todos que gostam do bol seriado.

    ResponderExcluir
  12. Doces lembranças da década de 60 juntamente com minha mãezinha e meu pai (já desencarnados) assistia a série que não me sai da lembrança, assisto a mesma atualmente pelo TCM

    ResponderExcluir
  13. Assistia bonanza, quando morava com minha tia 1969 à 1975, e agora em pleno 2013 assisto pelo you tube os que postaram, realmente que surpresa, que filmes faziam se é que se pode falar de filme pois é uma obra de arte, pela naturalidade, pela seriedade que os personagens viviam em meio a uma estória fascinante que nos deixa cativante do começo ao fim, gostaria muito que familiares desses que já foram pudessem ver minha declaração, pois realmente não tenho palavras para descrever quão boa fora esse seriado e que com certeza perdurará pelas gerações.

    ResponderExcluir
  14. Assistia bonanza, quando morava com minha tia 1969 à 1975, e agora em pleno 2013 assisto pelo you tube os que postaram, realmente que surpresa, que filmes faziam se é que se pode falar de filme pois é uma obra de arte, pela naturalidade, pela seriedade que os personagens viviam em meio a uma estória fascinante que nos deixa cativante do começo ao fim, gostaria muito que familiares desses que já foram pudessem ver minha declaração, pois realmente não tenho palavras para descrever quão boa fora esse seriado e que com certeza perdurará pelas gerações.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Todo dia gravo os episódios à cata de episódios novos, e hj fui surpreendido pelo episódio do casamento do Joe

    ResponderExcluir
  17. Faltou postar as lindas mulheres que eles se apaixonavam.

    ResponderExcluir
  18. Bonanza vive em minha memória!
    Até hoje assisto na TCM. E durmo assistindo às séries todos os dias. Pelo canal YouTube

    ResponderExcluir