segunda-feira, 20 de setembro de 2010

JAMES DEAN

James Byron Dean

 Nasceu em 8 de fevereiro de 1931 em Indiana, filho de Wilton Dean, um protético, e de Mildred Dean, filha de fazendeiros metodistas. Aos 8 anos ele já tocava violino e fazia aulas de sapateado. Em 1940, perdeu a mãe vitima de câncer. Com a morte da mãe, foi morar com os tios Marcus e Ortence Winslow em Fairmount, Indiana. Considerado uma criança introspectiva, Jimmy, como era chamado, cresceu na fazenda de 300 acres dos tios, ali aprendeu a dirigir trator e ordenhar vacas. Aos 14 anos, já participava do teatro escolar e aos 17 anos ganhou sua primeira moto, uma Triumph, presente do tio Marcus.

VIDA:

 Em 1949, Dean foi para Los Angeles, com a intenção de estudar arte dramática e morar com o pai e a madrasta. Ganhou dele um Chevrolet de segunda mão. Abandonou a faculdade e foi para Nova York cursar o lendário Actor's Studio de Lee Strasberg. Para se manter em Nova York, trabalhou como garçom e cobrador de ônibus. Nesta mesma época conheceu Jane Deacy, que se tornou sua agente.
Dean atuando na peça "O Imoralista"(foto rara)
 Em 1952, começou a fazer pequenas pontas na TV. Em 1953, encenou na Broadway a peça de Richard Wash "See the Jaguar". A peça foi um fracasso, mas James Dean chamou a atenção da critica. Encenou a Peça "O Imoralista", baseada na obra de Andre Gide, interpretando um homossexual. Com a peça ganhou o Tony Award de melhor ator do ano.
 A peça foi vista po Elia Kazan, diretor que escalava o elenco de seu próximo filme, Vidas Amargas(1955) e que decidiu conversar com Dean, a princípio, um perfeito estranho, em seguida, um perfeito Cal, personagem que Dean encarnou com maestria e que o revelou.
 Nicholas Ray, por sua vez, achou Dean, notável em "Vidas Amargas" que iria fazer um filme sobre a rebeldia juvenil e viu em Dean a figura ideal para interpretar Jim Stark em Juventude Transviada, filme que se tornou o grande retrato do mito de James Dean, que era apaixonado pela velocidade.
"Juventude Transviada"

 Em 1954, conheceu a jovem estrela de O Cálice Sagrado, Pier Angeli, para muitos o grande amor de sua vida, mas a mãe de Pier foi contra o relacionamento, pelo fato de ele não se católico. Jimmy já era conhecido por seu temperamento difícil.
 O rompimento do namoro abalou o ator. Ao saber que a ex-namorada estava de casamento marcado com o cantor Vic Damone, apareceu na porta da Igreja Católica de São Timóteo e conseguiu chamar a atenção dos noivos, "arrancando" com a moto em alta velocidade. Só encontraria Pier quase um ano mais tarde nas filmagens de Assim caminha a Humanidade.
 O Ultimo filme de Dean fora justamente o Assim Caminha a Humanidade de 1956. Tendo sido um fenômeno pelo mundo todo, inclusive no Brasil. Por aqui as salas de cinema lotavam pra ver esse filme, e uma das razões era porque James, nunca mais seria visto atuando.

CRITICAS:
  É um tanto quanto contraditório dizer que Dean era um grande ator, prefiro dizer que é um mito. Torna mais fácil, porque a concepção de um "grande ator" seria relativa, e no caso dele, todos os filmes que ele fez, ele não atuou como tal personagem, ele não conseguia desmistificar a sua personalidade, ou seja qualquer filme que você vá ver e tem ele nos créditos ( tendo em vista que são poucos) verá James Dean.
 Nunca mais apareceu um James Dean, por essas e outras questões, pelo nome dele, ser mais importante do que seus personagens. E trazer consigo sua depressão e melancolia que atravessava seus olhos.

CURIOSIDADES:
-Seu nome foi uma homenagem da mãe ao poeta inglês Lord Byron.
- Enquanto James Dean era uma promessa, Marlon Brando já era um astro. As comparações eram inevitáveis. James Dean Conheceu Brando no set de filmagem de "Desirée", decepcionou-se com seu ídolo graças a um comentário feito por Brando sobre as roupas do jovem ator. Ele usava calças jeans surradas e camisa de botão.
-Durante as gravações de Assim caminha a Humanidade, Dean circulava com uma loura exuberante, Ursula Andress, que se tornaria a primeira Bond Girl. Ela disse que ele era "como um animal selvagem"
-Em 1982 foi lançado o filme: James Dean-O Mito Sobrevive:
Sinopse: 1975, McCarthy, uma pequena cidade do Texas. Na única loja da cidade há uma reunião de membros de um fã-clube de James Dean, que ocorria devido aos 20 anos da morte do astro. Logo chegam algumas mulheres, que carregam segredos. Através de flashbacks é mostrado como elas eram quando o ator estava vivo, ficando claro que com o passar do tempo elas perderam a inocência. Entre as mulheres que foram para a reunião está a perturbada Mona (Sandy Dennis), que foi figurante em "Assim Caminha a Humanidade" e, 9 meses depois, teve um filho que ela alega que o pai é James Dean. Também estão na reunião uma extrovertida garçonete, Sissy (Cher), e Joanne (Karen Black), uma "desconhecida". Mona sente que algo em Joanne não lhe é estranho e logo todas saberão que ela carrega um chocante segredo.
- No dia em que morreu, James Dean ainda esgotava ingressos com o seu primeiro filme. A consagração final chegou poucos dias após a sua morte, quando Juventude transviada chegou aos cinemas. Recebeu duas indicações ao Oscar, postumamente. Em 1956, por Vidas amargas (a primeira indicação póstuma na história da premiação), e em 1957, por Assim caminha a humanidade, ambas por melhor ator. Ganhou dois prêmios do Globo de Ouro, em 1956 como melhor ator e, no ano seguinte, num prêmio especial que o consagrou como ator favorito do público.
- Ficou em 33º lugar na lista das 100 maiores estrelas do cinema de todos os tempos, realizada pela revista britânica Empire.
-Elvis Presley era um grande fã de Dean, tanto que chegou a ver mais de 40 vezes sua atuação.
- Possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada em 1719 Vine Street.

FILMOGRAFIA:
1956 - Giant (Assim caminha a humanidade), de George Stevens - como Jett Rink
1955 - East of Eden (Vidas amargas ), de Elia Kazan - como Cal Trask
1955 - Rebel Without a Cause ( Juventude transviada ), de Nicholas Ray - como Jim Stark
1953 - Trouble Along the Way (Atalhos do destino)
1952 - Has Anybody Seen My Gal? ( Sinfonia prateada)
1951 - Fixed Bayonets ( Baionetas caladas)
1951 - Sailor Beware ( O marujo foi na onda)




 Morte:
 Quando se dirigia para uma corrida, em 30 de Setembro de 1955, envolveu-se num acidente fatal, partindo imediatamente a coluna vertebral e sofrendo de hemorragias internas. Quando foi colocado na ambulância, o passageiro que estava a seu lado, o mecânico Rolf Wütherich, ouviu "um grito suave emitido por Jimmy - a lamúria de um menino chamando sua mãe ou de um homem encarando Deus."

Dean no carro do acidente
  O médico-legista observou que o corpo de James Dean era coberto de cicatrizes. Num bar de Hollywood, onde era conhecido como "Cinzeiro Humano", ele oferecia seu peito e pedia às pessoas que apagassem seus cigarros nele. 
 Hoje ele estaria com seus 79 anos, acho que ele mesmo acharia engraçado, pensar em chegar até esta idade, grisalho e cheio de rugas, que o tempo acarretam.


Este mês de setembro 
dia 30 completa 55 anos sem...


JAMES DEAN!




ABAIXO UM VIDEO EM SUA HOMENAGEM:

Um comentário:

  1. James Dean foi um ator intenso e é uma pena que sua morte prematura não tenha lhe dado a oportunidade de estabelecer uma longa carreira aonde poderíamos enfim avaliar o seu quilate pelo conjunto da obra. Dessa forma, não vejo cabimento em tecer comparações com Marlon Brando, devido à essa proporcionalidade prejudicada, aliás , nos dois sentidos, pois existem os defensores do endeusamento do mesmo (Dean ), o que também não concordo.

    ResponderExcluir