quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Tony Curtis (1925-2010)

  Nesta manhã (30/09/2010) fui acometido de uma notícia nada agrádavel, na pagina se dizia:
O ator americano Tony Curtis morreu aos 85 anos, informou nesta quinta-feira sua filha, a atriz Jamie Lee Curtis, ao site "Entertaiment Tonight". 
  
Tony Curtis (Bernard Schwartz) nascido em 03 de junho de 1925. Filho de um alfaiate húngaro imigrante, ele teve uma infância bastante difícil no bairro do Bronx, Nova York, onde a família morava nos fundos da alfaiataria. Sua mãe e um dos seus dois irmãos eram esquizofrênicos, o que fez com que ele e o outro irmão fossem internados num orfanato aos oito anos de idade, por impossibilidade do pai de tomar conta de todos. Curtis sempre foi uma pessoa excepcional, com um bom humor fora de serie, enfrentava grandes problemas, mas com seu talento e beleza, conseguia superar boa parte deles.


SUCESSO:

 Curtis serviu na marinha durante a Segunda Guerra Mundial e foi um espectador privilegiado da rendição japonesa na Baía de Tóquio em 1945. De volta aos Estados Unidos, passou a estudar teatro, e em 1948, devido à bela aparência e aos olhos marcantes que o tornariam ídolo do público feminino nos anos seguintes, foi contratado pelo estúdio Universal de Hollywood, que lhe colocou em aulas de esgrima e montaria e trocou seu nome de batismo para Tony Curtis, dai em diante foi um salto para o sucesso, ele tinha tudo pra ser um astro de Hollywood, ele possui todos os ingredientes. Tony provaria o seu talento em filmes como A Embriaguez do Sucesso com Burt Lancaster, Acorrentados com Sidney Poitier - que lhe renderia uma indicação ao Oscar - , O Estrangulador de Boston ou O Homem Que Odiava as Mulheres, em que interpretava um psicopata real e aquele que seria o seu mais duradouro trabalho na lembrança dos cinéfilos: o clássico de Billy Wilder, Quanto Mais Quente Melhor, com Marilyn Monroe e Jack Lemmon.
 Tony era daqueles atores de que podemos falar que interpretava qualquer papel, ele adentrava no mundo do personagem, claro nunca perdendo sua marca Curtis de ser, marca que todos os grandes astros considerados hoje pelas criticas deixaram.
 As Bilheterias de Curtis viravam as esquinas tanto dos EUA quanto do Brasil, quando por aqui era anunciado um filme com Tony Curtis, logo os ingressos acabavam, sua fama era tanta, que há rumores de que o próprio Elvis Presley disse que pintou o cabelo de preto ( pois era loiro) por conta de Tony, e também associado a sua mãe Gladys Presley.
Curtis e Roger Moore
 Ele também fez diversos trabalhos na televisão, o mais bem sucedido deles na série The Persuaders, com Roger Moore, bastante popular no início dos anos 70, que terminou porque Moore foi escolhido para fazer James Bond no cinema.
  Tony tornou-se pintor nos anos 80 e conseguiu grande sucesso nesta segunda atividade, que segundo ele é o seu principal interesse há anos, com seus quadros sendo vendidos por até U$50.000 e um deles exposto no Metropolitan Museum of Art de Nova York.
 Curtis lamentava nunca ter ganho um Oscar e considera que o mundo do cinema jamais reconheceu verdadeiramente seu trabalho, mas conquistou diversas honrarias e tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.
 Na verdade ele não precisava de nenhum prêmio pois, bastava ser Tony Curtis.



Curtis e Marilyn Monroe
CURIOSIDADES:

-Seu ator predileto era Cary Grant.

-Tony Curtis foi casado seis vezes. Em duas delas com as atrizes Janet Leigh, seu mais famoso relacionamento e com quem teve duas filhas, Kelly e a também atriz Jamie Lee Curtis; com a austríaca Christine Kaufmann, com quem também teve 2 filhas, Alexandra(1964) e Allegra(1966), nos anos 50 e 60 respectivamente; casou-se com Leslie Allen e também teve dois filhos: Nicholas(nascido em 1971, morreu em 1994 de overdose de heroína), e Benjamin(1973). Ele revelou que ja engravidou Marilyn Monroe. Um dos mais conhecidos e picantes fatos dos bastidores do cinema envolvendo Tony Curtis se deu em 1959 durante as filmagens de Quanto Mais Quente Melhor. O estilista do filme, ao comentar com Marilyn Monroe durante provas de roupas (Tony e Jack Lemmon atuam quase o tempo todo travestidos de mulher) que Tony tinha nádegas mais bonitas que ela, fez Marilyn retrucar na hora, abrindo a blusa, "é, mas ele não tem isso!", mostrando os seios. A grande tragédia de sua vida, depois da dramática infância que passou, foi a morte de seu filho Nicholas aos 23 anos, em 1994, por overdose de heroína.
-Foi casado com Jill Vandenbergh Curtis, 42 anos mais nova.
-Há rumores de que em uma época de sua vida em que a depressão batia mais forte em sua porte, já chegou a se drogar com a filha Jamie Lee Curtis, os mesmo rumores dizem que não eram tão ligados, então existe uma controversa. Como sempre só ele poderia responder por estas e outras questões.
-Seu último casamento foi com Jill Vandenberg, 42 anos mais jovem. Eles estavam casados desde 1998.
-Passou um tempinho no hospital psiquiátrico agora nos últimos anos.
Curtes e Janet Leigh
FILMOGRAFIA:

Billy Wilder Speaks (2006) (Feito para TV,Longa-metragem)
Por uma Boa Briga (1999)
Nu em Nova York (1993)
O Último Magnata (1976)
Os Intrépidos Homens e seus Calhambeques Maravilhosos (1969)
"Acorrentados"
O Bebê de Rosemary (1968)
O Homem que Odiava as Mulheres (1968)
Um Marido de Morte (1966)
A Corrida do Século (1965)
Boeing Boeing (1965)
Quando Paris Alucina (1964)
Pavilhão 7 (1963)
Taras Bulba (1962)
Pepe (1960)
Spartacus (1960)
Anáguas a Bordo (1959)
Quanto Mais Quente Melhor (1959)
Acorrentados (1958)
Baixeza (1949)
How to Smuggle a Hernia Across the Border (1949) (Curta-metragem)



"Acho que Curtis nunca diria Adeus, e sim, um ate breve!"




ULTIMO "ATÉ LOGO"



6 comentários:

  1. Caro confrade Eric!
    Cresci admirando e ficando encantado com o garboso e já saudoso ator Tony Curtis, que é, foi e sempre será referência na filmografia mundial!
    Aprecio sobremaneira saber que jovens argutos e de gosto apurado, como você, também sabem cultuar astros e estrelas, que deixaram marcas indeléveis na fascinante Arte das Imagens em Movimento!
    Caloroso abraço! Saudações cinéfilas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  2. Meu Caro, já amigo,
    é com grande satisfação que recebo seus comentários, sempre oportunos.
    Vejo com alegria que goze do blog
    e cultive as jóias da sétima arte,
    que nunca poderemos deixa-las que
    se apaguem,
    Tal como a perca do nosso querido
    Tony
    Até Breve

    ResponderExcluir
  3. Grande Eric!
    Estou passando aqui para te parabenizar pelo blog.
    Aproveitando o momento, e para não perder o costume, segue uma curiosidade sobre o funeral do Tony Curtis:
    De acordo com a agência de notícias Associated Press, o ator foi enterrado com seus pertences favoritos:
    - Um chapéu Stetson
    – Um lenço Armani
    – Suas luvas de dirigir
    – O livro Anthony Adverse, seu romance preferido
    – Seu iPhone
    http://hosted.ap.org/dynamic/stories/U/US_TONY_CURTIS_FUNERAL?SITE=AP&SECTION=HOME&TEMPLATE=DEFAULT

    ResponderExcluir
  4. Poxa, Luis,
    Primeiramente seja bem vindo!
    Grato pela troca de conhecimento,
    Os comentários são de grande relevância!

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Nossa o Blog esta demais, novamente venho aqui lhe dar os Parabéns.
    Realmente muito bom...e estou ansiosa para o próximo post :)
    O que será q vai vir? rsrsrs

    Parabéns

    Quanto ao Tony Curtis foi uma grande perda infelizmente.


    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que perda irreparável para o cinema. Com Billy Wilder, Tony Curtis formou uma dupla explosiva.

    ResponderExcluir