A Felicidade Não Se Compra (It's a Wonderful Life)EUA-1946
O mais adorado astro de Hollywood junta-se ao diretor favorito da América para criar um dos mais populares filmes do mundo. A Felicidade Não se Compra é um filme agradável ao máximo, estrelado pelo inesquecível James Stewart, como George Bailey, o homem que recebe o maior de todos os presentes de Natal. Com um fantástico elenco, incluindo Donna Reed e Lionel Barrymore, este conto natalino de altíssimo astral é dirigido pelo imortal Frank Capra e é considerado o favorito de todos os tempos por fãs e críticos.
A história passa conceitos que o ser humano esteve sempre descrente, como amizade, confiança e companherismo. E uma pergunta intrigante fica no ar, como seria o mundo sem você?
Milagre na Rua 34 (Miracle on 34 street)EUA-1947
O Adorável Avarento (Scrooge)EUA-1970
Mais um clássico de Charles Dickens.
O maldoso e sarcástico Ebeneezer Scrooge (Albert Finney) tem sempre a cara fechada e uma atitude falsa para qualquer um que cruze seu caminho. Mas naquela noite de Natal, ele vai conhecer o terrível destino que o aguarda se continuar com sua avareza. Um a um, os fantasmas do Natal Passado, Presente e Futuro levam o atônito Ebeneezer a uma incrível viagem no tempo - mostrando a ele, em uma única e mágica noite, o que levaria a vida inteira para ensinar.
Enriquecido por onze alegres canções e um elenco que inclui Sir Alec Guinness, Dame Edith Evans e Kenneth More, esta adorável história certamente vai encantar a vida de jovens e adultos por muitas gerações. Apesar da história do filme já ter se passado em diversos programas, desenhos, outros filmes mesmo, enfim, nada melhor como ver a versão original adaptada do livro.
A obra de frank Capra é irretocável no sentido humanista. Seu apêlo à solidariedade e aos valores simples da vida são mensagens à frente de seu tempo. Atacado por detratores que o consideravam um colaborador da direita, retratando fábulas onde as pessoas humildes eram mostradas de forma positiva, de maneira a difundir ideais de subserviência e conformismo, Capra provou no bojo de sua obra que suas intenções eram outras e o julgamento da história o absolveu de tais calúnias. Em "It's a Wonderful Life", ele construiu uma de suas mais pungentes obras e cheia de mensagens subliminares. De fato, "Como seria o mundo sem a sua presença ?" Esse dilema dilacerante vivido brilhantemente por James Stewart, causa reflexões sobre a vida e sobretudo, como nós a encaramos no cotidiano.
ResponderExcluirLuiz
ResponderExcluirPrimeiramente é muito bem
vindo ao blog, e seus comentários são
muito oportunos, e agregam todas as
postagens,
espero que continue a nos abrilhantar
sempre com sua presença magnífica,
Abraços!
Obrigado, Eric ! Está de parabéns pela criação do Blog, que está recheado de informações e rico em apresentação visual.
ResponderExcluir